quinta-feira, 30 de agosto de 2007

You Will Never Walk Alone

O portão dos sonhos......




Existem certas e determinadas coisas que nunca vou conseguir explicar, uma delas é o porquê de quando se festejam golos eu tenho de abraçar toda a gente, apertando com convicção tudo e todos. Isto acontece principalmente naqueles golos que ficam para a história do meu clube, um desses golos tive possibilidade de assistir em Anfield Road (Por favor se puderem vão, vale todo o $ que possam gastar de viagem de comida e de estadia para estar naquele estádio).
Quem lá esteve nessa noite, sabe o que se passou, serão este tipo de memórias que me vão passar antes de morrer? Estou em crer que sim….
Antes de Entrar eu e o H. fomos dar a habitual volta ao estádio fomos “Palmilhar” Terreno. Havia muitos adeptos ingleses que perguntavam “ Any Spare tickets? Que quer dizer qualquer coisa do género “ Alguém tem bilhetes?” Passado a habitual volta em redor do estádio, chegamos á zona em que chegam os jogadores e por mais incrível que isto parece eles não tinham qualquer tipo de segurança “Maior” podemos ver a chegada do Liverpool, e de seguida a chegada do Benfica sempre com uma falange de apoio enorme, aliás “Os tugas” estavam lá todos colados ao autocarro, típico português.
Depois fomos de imediato para dentro do estádio, e a revista nem foi nada de especial, e pronto a minha ansiedade crescia á medida que ia chegando ao “túnel” de acesso interior do estádio, o que me fez lembrar a primeira vez que entrei na nova luz, o coração estava a 1000 e depois dá-se um certo tipo de alegria parecida com o Sentimento de “Missão Cumprida”. Realizei um sonho pessoal quando estive pela primeira vez em Anfield Road, porque depois de o Benfica passar a fase de grupos, desejei mais de qualquer um de vocês que nos calhasse o Liverpool, pois queria tanto lá estar, queria tanto saber como é Anfield Road, queria tanto sentir aquilo que até a altura me chegava apenas através de palavras, queria no fundo estar lá mais do que ninguém.
Assim que as equipas entram no relvado já se sente “Um cheirinho” dos adeptos do Liverpool, as equipas recolhem depois do habitual aquecimento, existe um interstício, entre o momento da recolha e o momento da entrada oficial das equipas, e assim que as equipas entram ouve-se um “ARGH” de 4 Segundos acompanhado de palmas, e é então que surge o Hino da champions e o Primeiro YNWA cantado por todos no estádio.
Inicio da Partida, nós tentamos cantar, completamente em vão, estou nervoso, estou num país que desconheço completamente, estou com dores de cabeça, estou a suar, estou a ver o Benfica, estou a ver o Benfica a ser massacrado inicialmente, estou completamente com o meu coração a mil, ao som das cadeiras, e do estádio a tremer só com a voz dos adeptos do Liverpool, no fundo estou a sofrer pelo Benfica. Tentamos cantar nos momentos em que os adeptos do Liverpool se calam, mas são apenas 10 segundos porque havia sempre um cântico a seguir ao outro cantado por todo o estádio, gostei de quase todos os cânticos do Liverpool, mas há um que não me esqueço, todos os adeptos do Liverpool levantam o braço quase todos em sinfonia, abrindo a mão em sinal de que ganharam 5 Ligas dos Campeões e depois cantam o “We Won it Five times” desmoralizando-me por completo, ou seja não humilha o adepto adversário, mas faz contudo obter todo o seu respeito, mostrar quem é o Liverpool. O Próprio som faz lembrar o som da discoteca que se sente no coração sabem? Pois quando eles cantavam eu sentia o meu coração a tremer, aliás ainda hoje sinto todo aquele ambiente, os cheiros, o espaço e o tempo. Diga-se que o nosso sítio nem é nada de especial, vê-se razoavelmente bem, mas em contrapartida estamos ali em cima dos jogadores. E antes do golo do Simão percebe-se perfeitamente no arco que a bola descreve, vê-se a bancada Kop a deixar de cantar á medida que a jogada do Benfica ia se aproximando da baliza “Kop” e é então que se dá uma pequena explosão no nosso sector, e ao contrário do Jogo com o Sporting em 2003 (Do geovanni) os adeptos do Liverpool começam a cantar o YNWA com uma força que nunca tinha visto até então, pois á bocado apenas sentia o coração a tremer, e agora para alem de sentir tanta emoção após um golo do Benfica, sentia o meu peito a tremer, sentia ainda mais ruídos e barulhos quando os adeptos do Liverpool começaram a cantar depois do golo do Benfica, parecia que o golo tinha sido deles.
No ultimo ataque do Liverpool na primeira parte a bola vai ao poste, e é então que ouço alguém do Meu lado dizer “ O BENFICA ESTÀ COM A ESTRELINHA, HOJE ELES PODEM ESTAR AQUI A NOITE TODA QUE NÂO MARCAM” e ao mesmo tempo que disse isto ria-se, num sentido claro de confiança que transbordava dentro de si, mas conseguiu também passa-la para mim senti que nesse momento estávamos invencíveis, estávamos com a mística que os grandes clubes sustentam, estávamos entre os grandes da Europa, estávamos perante um exercito de jogadores e de adeptos que eu considero invencíveis, estávamos num cenário de “Terror” porque esse terror fazia com que o Liverpool ganhasse jogos, sentia coisas dentro de mim que não vos consigo explicar, sentia-me nas nuvens.
Fomos para a segunda parte Felizes e cautelosos (Sim porque eu apesar de estar confiante sei que devo pensar rapidamente que o jogo só acaba aos 90)
As equipas entram para a segunda parte, logo com mais uma ovação ainda maior que a entrada das equipas da primeira parte, afinal de contas os adeptos do Liverpool tiveram a carregar baterias, e na segunda parte já conseguimos cantar um pouco mais, apesar de tudo eles continuavam a perder, mas continuavam a cantar incessantemente até aos seus limites (Não me lembro de os adeptos do Liverpool terem Limites). O Benfica na segunda parte está confiante, está muito melhor que na primeira parte, troca a bola, vai jogando o seu futebol. Depois num contra ataque o Benfica faz o segundo com a classe e genialidade de um tal de miccoli, com um “Meio pontapé” de bicicleta, que após o golo vai festejar com os adeptos, apontando para o seu pai que se encontrava na bancada (em breve vou falar dele), mas esse golo trouxe apenas uma confirmação que todos esperávamos mas que ao mesmo tempo ninguém na nossa bancada parecia acredita, vencer o Liverpool com uma grande exibição, com o prestigio que o Benfica acarreta dentro de si. Mas calma, se julgam que os adeptos do Liverpool se calaram estão bem enganados, cantaram logo após o golo do Benfica o YNWA, foi o YNWA que eu nunca tinha visto, foi mágico, foi sublime foi qualquer outra coisa que não se consegue descrever, foi único!
E no fim do jogo? Os adeptos do Liverpool a baterem palmas aos nossos jogadores que tinham ficado a festejar connosco perto da bancada, nós é claro que retribuímos o apoio aliás o 1º YNWA foi cantada por adeptos do Benfica, foi um momento incrível e mais, no final do jogo os jogadores do Liverpool subiram ao relvado para fazer exercício e alongamentos, e é então que nós começamos a bater-lhe palmas sendo retribuído por quase todos os jogadores do Liverpool.
Um tal de Beto foi titular nesse jogo, e que jogo que fez, não consigo destacar mais ninguém porque todos tiveram ao seu melhor nível, ao nível do grande Benfica!
A chegada ao Aeroporto aconteceu com uma recepção monumental, e eu só perguntava a mim mesmo, “Estes nem sabem o que perderam”.
A minha noite foi complicada, foi difícil dormir e pensar ao mesmo tempo em todo aquele ambiente, foi de facto um dia histórico para mim especialmente foi a realização de um sonho, foi sem dúvida alguma o melhor dia á Benfica que tive em toda a minha vida, o porto e o Sporting podem até ir ganhar em Anfield, mas digo-vos não tem o mesmo sabor quando são 2 históricos do futebol europeu, não tem a mística, porque o Sporting não acarreta essa mística, nem o F.C.Porto, porque o Benfica trata-se de um clube clássico, um clube com raízes e com adeptos nos 4 cantos do mundo. Mas também vos digo, se forem do Sporting ou do Porto não percam a oportunidade de irem até Anfield Road, um estádio Clássico, um estádio que ainda não faz parte do estádio do futebol moderno!



5 comentários:

C. disse...

Nem de propósito. Eu vou lá :)

Anónimo disse...

Acreditas que foste a primeira pessoa em que pensei ?

Anónimo disse...

Sei duvida um daqueles momentos inesqueciveis, que vão passar em flash nos nossos ultimos instantes..

Anónimo disse...

Excelente post! Adoraria la ter estado tambem, a apoiar o nosso Benfica! Infelizmente foi de todo impossivel.
PM

Anónimo disse...

Admito que fiquei cheio de inveja... :) posso mesmo dizer que depois do Benfica torço pelo Liverpool... desde que os defrontamos duas vezes nos anos 80, tinha eu uns 10-12 anos, nunca mais deixei de seguir os reds. A última Champions do Liverpool pra mim foi quase como se fosse o Benfica... são o único clube capaz de me arrepiar, tirando o SLB logicamente, Anfield é um sonho... :)