terça-feira, 21 de agosto de 2007

O Golo I



Boas de novo, disse que só iria escrever depois do jogo contra o V.Guimaraes, menti.

Aliás, foram milhares de pessoas que após lerem os meus dois primeiros posts se manifestaram á porta de minha casa para escrever mais. (Só o facto de ter uma bandeirinha do Benfica na janela ajudou imenso)... (e sim eu nunca tive a bandeira do meu país na janela, que "piroso")


Bem no post anterior falei na forma de se sentir "um golo" existem milhares de maneiras e feitios de se sentir esse golo, e hoje começo por explicar uma dessas milhares de maneiras e feitios de sentir os golos que já senti pelo Benfica. E neste caso foi um golo marcado no Alvalade XXI, no primeiro derby do novo estádio.


Estádio completamente cheio, dia de derby, dia em que 90% das pessoas de Lisboa param para ver o Benfica Sporting. (os 10% não são todos do FCp, são trabalhadores sérios que fazem andar, ainda que devagar este país, São pessoas que não podem ver o jogo por motivos pessoais, ou seja no fundo apenas 1% não vê/ouve realmente o derby.


Era o Penúltimo jogo na temporada 03/04, disputava-se o segundo lugar, que dava teoricamente o acesso á Pré eliminatória da Liga dos Campeões O Benfica tinha 2 Hipóteses, ganhar ou ganhar, porque se desse empate ou derrota o Sporting ia para a última jornada com uma vantagem pontual em relação ao Benfica. Lembro-me que o Benfica vinha de uma onda de vitórias avassaladora, ao contrário do Sporting que perdia pontos atrás de pontos (na altura com o F.Santos a treinador).


O preço dos bilhetes era de 30 euros se me recordo, não fomos muitos nem fomos poucos, fomos portanto os suficientes para fazer barulho e chatear os lagartos.
Final de tarde, relvado impecável para se jogar futebol.
O Sporting fartava-se de atacar e o Moreira fartava-se de defender, o Benfica também lá ia, mas timidamente. Fomos para o intervalo com 0-0, e sentia-mos que o golo do Sporting estava perto. Na Segunda parte entrámos determinados a vencer, um tal de "Camacho" lançou um tal de "Fernando Aguiar", que sempre que entrava era útil ao Benfica em 90% das vezes. No estádio do Rival, os cânticos começam-se a esgotar de parte a parte, o final do jogo aproxima-se a força via-se perdendo e as pessoas de parte a parte vão "desacreditando".... (isto apesar de o empate ser benéfico ao Sporting também, porque num derby ninguém gosta de perder e um empate é o tal Suficiente, nem é bom nem é mau, é como ter nota 10 a uma disciplina importante).
Eis que ao Minuto 87 um tal de "Soneca" (Destinado aos jogos grandes) quando todo o estádio dormia, recebe um passe do Peito, e a 30 metros da baliza e a 50 metros de mim, com a defesa do Sporting recuada, uma mancha de relvado á sua frente sem ninguém a dez metros, Remata... (PS: o remate nem é nada de especial, pois o Ricardo está adiantado e mal colocado, para variar) e é então que nesta fracção de segundos, o estádio está completamente calado, não se ouve nada, dá para se ouvir o "Nada", o suspensa, o drama, e quase que dá para olhar para o estádio e observar a cara das pessoas de tão expectantes que estão a olhar para este lance, e de repente ouve-se o SHUACK da bola a bater na rede, depois, parámos novamente, entramos na 3 dimensão do tempo/Espaço e percebemos que foi golo, e é então que se Festeja este golo loucamente, abraçando tudo e todos, pensando que estamos a festejar uma conquista importantíssima, o que não acabou por acontecer, porque acabámos por perder na pré com os belgas, mas nesse instante parece que somos levados para a tal terceira dimensão em que durante 3 segundos (receber, rematar e golo) me apercebo que este foi um dos golos mais belos que já consegui presenciar, não pela beleza mas sim por essa terceira dimensionalidade que o futebol consegue atingir, e para quem presenciou o jogo no lado dos Lagartos, parecia que tinha rebentado uma bomba onde estavam os adeptos benfiquistas, tal foi a força da comemoração do golo um segundo depois da bola ter entrado. E após o golo, não sei como nem nunca hei de perceber porquê, voltaram todas as minhas forças anímicas, físicas e espirituais, foi melhor que tomar uma Aspirina contra qualquer dor de cabeça, todos os meus problemas desapareceram naqueles minutos finais, senti-me com força para gritar mais 90 minutos. E depois do golo no nosso canto, cantava-se com força o LALALALA BENFICA! Que 2 semanas mais tarde haveria de ser cantado ainda com mais força contra o FCporto de Mourinho.
O que um simples golo consegue fazer não é? Quantos de vocês não berraram ou sentiram o golo da mesma maneira que eu? Seja na televisão ou na rádio, O golo para mim nem é "Bom Bom" a o sentimento que nos transmite e força que nos dá é sim, uma grande obra prima porque este golo não é perceptível á mente Benfiquista, existe o tal segundo que pensamos para dentro de nós " foi mesmo golo?" "Foi caralho"!

Obrigado T. por me ensinares a ver o golo desta forma.

1 comentário:

NM disse...

Melhor golo do Geo... no doubt!