quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Paixões Futebolisticas #1






Ainda á bem pouco tempo, tive uma conversa com um amigo,em que se falava da forma de sentir e de se apoiar a uma equipa ou selecção. O país que vos vou falar chama-se Croácia, e a forma como lá se apoia e em quase todos os países de leste é muito peculiar.

Ao contrário de nós “latinos” de sangue e coração, os croatas conseguem apoiar a sua selecção durante 90 minutos, nós por cá, apoiamos a nossa selecção quando ganha, acho que nem quando estamos empatados estamos felizes.

Eles ao contrário de nós são mais frios, e se for para andar á porrada ou para fazer outra coisa qualquer fazem-no sem hesitações, nós por cá ainda se discute antes, fala-se para dentro e em 90% dos casos não acontece rigorosamente nada.

Vamos por partes, como é que é possível cantar 90 minutos por uma equipa? Vocês já viram o futebol Croata? È pior que um Vizela – Fátima, de certeza absoluta, não existe fio de jogo, não existem os chamados “Magos” do futebol, todas as estrelas croatas saem cedo do país, a cultura táctica é quase nula, e com isto eu pergunto, como é possível eles apoiarem uma equipa que faz 4 jogos bons, em 18 do campeonato? Atenção, quando eu digo apoiar é apoiar mesmo, porque se acham que estou a mentir pesquisem no youtube HRVATSKA.

Isto é, a festa do golo cá de facto é festejada com mais paixão, emoção e satisfação que lá, mas nós por cá apoiamos e batemos palmas quando a equipa está a jogar bem, quando surgem ataques constantes á baliza adversária, quando alguém faz uma finta de levantar o estádio, quando se está a ganhar ou seja, no fundo apoiamos quando a equipa está a fazer aquilo que todos gostamos de ver, está a jogar um “bom futebol”, mas quando acontece o contrário, cá chamamos nomes feios aos jogadores, culpamos o arbitro, culpamos o presidente, e até podemos culpar o roupeiro (Paulinho desculpa-me), arranjamos sempre alguém para descarregar as culpas, e assim sendo todo o apoio que estávamos a dar até a altura, torna-se no pesadelo para os jogadores.
Eu as vezes acho que os Croatas não têm qualquer tipo de sentimentos, não são humanos ou então são ceguinhos, não estou com isto a dizer que os odeio, muito pelo contrário eu por vezes gostava de ser assim, mas ás vezes a forma de jogar da minha equipa não me permite cantar mais alto, não me permite apoiar, por muito que me custe, por muito que lute comigo mesmo não dá, a voz sai completamente diferente, parece que estou a fazer um esforço enorme e acabo por me cansar rapidamente. Como é que eles conseguem?
Como é que alguém pode cantar 45 minutos sem parar?
Lá, de certeza absoluta que não se podem queixar de apoio, mesmo quando a equipa perde.
Cá já não, á medida que o cenário vai piorando os adeptos vão ajudando. Então vocês acham correcto vaiar um jogar que está num mau momento de forma, ou é melhor apoia-lo? Qual das duas é mais correcta? Qual das duas faz mais sentido mediante da forma do jogador? E qual das duas o vai sentir melhor? È melhor ouvir um “Vai para o caralho” ou um, “Força não desistas “?

Apenas gostava de ver mudada essa atitude nos adeptos do Benfica, sei que somos um clube democrático aliás tão democrático que dos 3 grandes fomos o único que se opôs ao governo de Salazar, gostava que a massa adepta do Benfica não fosse tão Latina, e fosse mais fria a analisar certos acontecimentos, temos de ser correctos e coerentes com aquilo que estamos de acordo, porque em Portugal é bem mais fácil passar de besta a bestial e vice versa.

No mundo só existe um clube assim chama-se Liverpool, um clube ainda maior que a Paixão Fria Croata, e a Paixão latina, diria mesmo que se trata das duas paixões numa só mas isso deixo para breve, com a minha viagem com o H. que fiz até Anfield Road.

3 comentários:

Tiago disse...

NM
Sou BENFIQUISTA! Todos os blogs do clube que encontro leio. No Diário de um ultra encontrei o teu! Somos da mesma cor, temos o mesmo amor, mas penso que a bancada é diferente. Mas temos os mesmos pensamentos: a vitória do GRANDE BENFICA e o gosto pelo mundo ultra! Gostei do que escreveste até agora e como vejo que tens dedo para os caracteres deixo-te uma sugestão: faz textos menos longos, ou pelo menos parágrafos. faccilita a leitura e mais facilmente percebemos a alegria com que falas do Benfica!
Se quiseres tenho todo o prazer de escrever aqui através de uma visão diferente e com um olhar de cima sobre os jogos! Ficam as sugestões
Abraço

Tiago

Anónimo disse...

Tenta falar com croatas, tenta inteirar-te da postura deles em prol dos clubes e da selecçao e vais ter de alterar mais de metade do teu texto.

NM. disse...

Anónimo , mas repara eles não são como nós....