terça-feira, 21 de agosto de 2007

Texto de Sonho



O texto que está mais em baixo é da autoria do W. que foi inspirado no nome do meu blog.·-É impossível estar mais de acordo contigo W. o teu texto relata tudo aquilo que quero transmitir, aliás não vale apena estar a dizer isto ou aquilo do meu blog, pois o meu blog "resume-se" ao teu texto, e desde já um sincero obrigado.·-Conheci-te na famosa deslocação ao Bessa em 05 (juntamente com a Família F. e com o grande H.) és pessoa de poucas palavras, mas boas, e ao longo de todo este tempo que te conheço, percebi que tu és uma pessoa com carisma, saber, com maturidade suficiente para analisar seja o que for. E aquilo que mais temos em comum é o nosso clube e várias perguntas ficam no ar, mas tu já pensaste se não existisse o Benfica? Como é que te conhecia? Como é que se estabeleciam amizades dentro do estádio e fora dele? Como é que se contavam as nossas paixões futebolísticas? O que é que fazia ao Fim de semana? Se 50% dos meus sonhos são do Benfica, o que sonharia? E ás vezes as pessoas dizem, só a nossa saúde está á frente do Benfica. "Como"? Digo eu? Se a nossa maior "Doença" é o nosso clube? Desde já obrigado ao Benfica por ter conhecido pessoas como o W., que só pelo teu Saber estar e pelo teu nível dentro e fora do futebol fazem-te uma das pessoas que está do outro lado do futebol, do lado que muitos não compreendem, e as vezes nem sequer o vêm.



·Aqui ficam os seus blogs.

http://www.sabiiituuudo.blogspot.com/ (acreditem ele sabe mesmo tudo, qual professor Bambu ! ) e http://jogadadesonho.blogspot.com/ ambos os blogs, são de fácil leitura e de um vocabulário e cultura riquíssimos , por isso passem por lá e vejam se eu estou e mentir =)



O texto que se segue pode não ter sido uma jogada de sonho , mas foi sem dúvida um texto de sonho !



O Outro lado do futebol….??

Ao ver o titulo deste blog, vem-me rápidas memorias de 20 anos de estádios, 20 anos de histórias, de golos, de bolas no poste, de jogadores que me encantaram ou me desencantaram, de títulos, de emoções contidas, de emoções explodidas, de amigos que fiz, outros que ficaram para trás, de como me cruzei com certas pessoas, que depois saltaram para as primeiras páginas dos jornais, que abriram telejornais, uns ficaram ricos, outros desaparecidos, outros mesmo mortos. Por coisas da vida, agora quase só vou aos jogos em casa, outras obrigações fazem com que não possa acompanhar mais vezes a minha equipa aos jogos fora.


O outro lado do futebol, o lado dos adeptos, o lado que no fundo alimenta tudo o que é jogado, que lhes paga os ordenados, que os idolatra, que por eles chora, canta, bate palmas, explode de alegria ou de raiva num golo, que acorda triste no dia seguinte as derrotas, ou não dorme para celebrar uma grande vitoria.


O outro lado do futebol, que falta as aulas, que arranja desculpas no trabalho, põe de lado a família porque joga o Benfica, o Porto ou o Sporting, porque não o Vitória de Guimarães ou o Braga, ou outro qualquer clube do seu (nosso) coração.


O outro lado do futebol, quando a namorada lhe pergunta se ele gosta mais dela ou do seu clube, politicamente responde que antes de gostar dela, já AMAVA o seu clube.


O Outro lado do futebol, que viu venderem-se fotos tiradas em estádios, que viu adolescentes pedirem nas ruas, que arrumavam carros em parques de estacionamento, para terem dinheiro para ir ver o seu clube em casa ou fora, porque os pais não tinham dinheiro para lhes alimentar o vicio, incutido por um irmão, tio, primo, amigo, normalmente mais velho.


O outro lado do futebol, que há que dize-lo sem receios, entra por caminhos perigosos, que muitas vezes não têm retorno. O outro lado do futebol, gosta do jogo puro, sem truques, limpo e corrido, que se abraça ao desconhecido do lado, mas que passa a conhecido de momento, na celebração de um golo.


O outro lado do futebol que dorme á porta de estações de comboio, que faz km e km de estrada, a dormir mal, justificando essas pequenas loucuras com, um simples “é pelo ……”. O outro lado do futebol….o outro lado do futebol não se vê, sente-se, ou melhor, a parte visível e audível, nunca se comparará com a aquela parte que todos aqueles que entendem estas minhas palavras sentem, sentiram e pretendem continuar a sentir. Chama-nos fanáticos…em tempos perderia tempo a explicar os porquês dessa palavra não se adequar, hoje talvez responderei, que somos o lado bom do futebol não jogado dentro do campo, o lado não corrupto, não financeiro, não televisivo, o lado da essência….O outro lado do Futebol·


Um obrigado W.

8 comentários:

Anónimo disse...

Carrega GMOKA, boa sorte para o BLOG e claro, toda a sorte do Mundo para o nosso GLORIOSO, que com CAMACHO, estou certo, que fará melhor do que com o FS... o Homem não tem culpa, não sabe é mais que aquilo!!!
FORÇA SLB!!

Anónimo disse...

O outro lado do futebol é aquele que não se consegue transmitir integralmente em palavras, mas sim em actos. É ficar com nódos negras depois de celebrar um golo do nosso Benfica, é esqueceres que não conheces quem está ao teu lado e traté-lo como teu amigo por sentir o mesmo que nós, é não saber o que é cansaço pois o Benfica é que nos dá força, é não haver homens nem mulheres mas sim Benfiquistas..... Não dá para explicar, apenas dá para dizer que não sabemos ser de outra forma.

*** disse...

O outro lado do futebol é obscuro e por trás dele se encontra muita roubalheira principalmente a favor do eixo são-paulo Rio de Janeiro

Anónimo disse...

Fastidious answers in return of this query with firm arguments and describing all regarding that.
Also visit my page - manchester united transfer news 2011

Anónimo disse...

Its like you read my thoughts! You appear to grasp
so much approximately this, such as you wrote the book in
it or something. I feel that you simply could do with some % to pressure the message home a little bit, but other than that, that is fantastic blog. A great read. I'll certainly be back.
Also see my page > football newsletters

Anónimo disse...

I've been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It's pretty worth enough for me.
Personally, if all site owners and bloggers made good content
as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.
Here is my blog post ... soccer transfer news january

Anónimo disse...

After looking at a handful of the blog articles on your site, I
honestly like your technique of writing a blog. I book marked
it to my bookmark webpage list and will be checking back soon.
Please check out my website as well and let me know how you feel.
My page: perfumes originales

Anónimo disse...

Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very
good results. If you know of any please share. Many thanks!
My weblog ... pizza games cooking kids