sábado, 9 de fevereiro de 2008

Num Domingo Qualquer......

"Antigamente era num domingo qualquer…. Agora é num sábado, numa segunda, numa sexta, numa quarta ou quinta-feira que se ganha e que se perde…"

“Re-Vi” o filme que dá titulo ao nome deste texto “Any given Sunday” com o grande Al Pacino. O Filme é já um bocadinho antigo mas decidi voltar a vê-lo e fala do futebol americano….mas aquilo que trata é bastante semelhante com aquilo que se passa no Benfica. (Excepto o seu final “patriótico” à americano). Vejo essa semelhança porque? Porque vejo que muitos adeptos dão tudo pela equipa (no filme dão pelo quarterback) e o nosso quarterback empata com o leixões, faz jogos miseráveis, não deixa a sua pele em campo, falta-lhe atitude falta-lhe paixão pelo jogo, falta-lhe vir festejar com os adeptos …. Essencialmente falta-lhe a velha e “suja” mística deste clube! Porque ter uma águia ao peito significa imenso, o manto vermelho que cobre os jogadores para os nossos adeptos são sonhos de criança que qualquer um gostava de sentir dentro do campo. O Benfica consome-me por dentro e por fora não consigo viver sem o Benfica, mas o Benfica consegue viver sem mim? Nós cá fora tentamos ganhar todos os centímetros, agarramos todas as oportunidades para defender com unhas e dentes aquilo que gostamos, fazemos tudo para ver o Benfica feliz, porque não acontece o contrário? Porra, existem equipas no mundo com os piores adeptos, nem precisam de cantar para ganharem… o futebol vai avançando e os velhos hábitos vão se perdendo, os domingos perderam todo o sentido. Só desejo que o Benfica não se torne um clube completamente “Modernizado”, um grande Benfica não pode esquecer os verdadeiros adeptos que este clube tem. Temos de perceber que muitos adeptos fizeram muita coisa só para ver o nosso clube jogar, e o que é que o clube nos dá em troca ultimamente? Nada, nem um singelo obrigado depois dos jogos fora….
Entretanto no filme o clube em questão vai ser vendido, e a presidente perde um pouco o controlo da situação… enfim… é ver para crer….
Sinto que falta alguma coisa ao nosso clube, sinto que falta alguém que relembre o glorioso passado do nosso clube, alguém revivalista que no balneário lembre aos jogadores que o Benfica é o melhor clube do mundo. Rui costa só não chega, é preciso ter um presidente à altura do grande clube que temos (e até podemos ter ou não) mas essencialmente falta-nos um director desportivo como deve ser, pois o nosso presidente não tem capacidade para gerir o futebol. O nosso presidente devia ser um líder, devia-se estar a cagar para os outros clubes e devia estar preocupado com o seu! Deveria ser capaz de comunicar com a grande massa adepta do nosso clube, devia ser prestável em vez de quando alguém fala com ele fazer cara de enjoado e de arrogante. O meu clube está numa fase de mudança, temos jovens talentos mas estamos a perder a velha guarda leos e rui costas estão a desaparecer e quem fica lá para mostrar o que é a mística do Benfica? Preocupa-me imenso os próximos 5 6 7 anos, vejo um porto extremamente forte com um núcleo fortíssimo e inundado em dinheiro, e principalmente coeso.


Entretanto fica aqui uma grande parte do Video...






“Porque num domingo qualquer o Benfica ganha e perde, a questão é se ganhamos como homens ou se perdemos como homens….”





PS: sem saber acabei de ler o http://veultras.blogspot.com/ . Passem por lá pois a minha ideia passa muito por aquele texto tb !

Sem comentários: