sexta-feira, 31 de agosto de 2007

A decisão..


Agora a verdadeira questão é ....


Ir ou não ir a San Siro ?


Se eu desejar muito , acreditem que vou ... os meus sonhos sempre se realizaram.....

PS: Avizinha-se algumas deslocações..... Sporting - Roma , Porto - Liverpool e Belenses - Bayern , é obvio quem vou apoiar... excepto no ultimo caso....

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

You Will Never Walk Alone

O portão dos sonhos......




Existem certas e determinadas coisas que nunca vou conseguir explicar, uma delas é o porquê de quando se festejam golos eu tenho de abraçar toda a gente, apertando com convicção tudo e todos. Isto acontece principalmente naqueles golos que ficam para a história do meu clube, um desses golos tive possibilidade de assistir em Anfield Road (Por favor se puderem vão, vale todo o $ que possam gastar de viagem de comida e de estadia para estar naquele estádio).
Quem lá esteve nessa noite, sabe o que se passou, serão este tipo de memórias que me vão passar antes de morrer? Estou em crer que sim….
Antes de Entrar eu e o H. fomos dar a habitual volta ao estádio fomos “Palmilhar” Terreno. Havia muitos adeptos ingleses que perguntavam “ Any Spare tickets? Que quer dizer qualquer coisa do género “ Alguém tem bilhetes?” Passado a habitual volta em redor do estádio, chegamos á zona em que chegam os jogadores e por mais incrível que isto parece eles não tinham qualquer tipo de segurança “Maior” podemos ver a chegada do Liverpool, e de seguida a chegada do Benfica sempre com uma falange de apoio enorme, aliás “Os tugas” estavam lá todos colados ao autocarro, típico português.
Depois fomos de imediato para dentro do estádio, e a revista nem foi nada de especial, e pronto a minha ansiedade crescia á medida que ia chegando ao “túnel” de acesso interior do estádio, o que me fez lembrar a primeira vez que entrei na nova luz, o coração estava a 1000 e depois dá-se um certo tipo de alegria parecida com o Sentimento de “Missão Cumprida”. Realizei um sonho pessoal quando estive pela primeira vez em Anfield Road, porque depois de o Benfica passar a fase de grupos, desejei mais de qualquer um de vocês que nos calhasse o Liverpool, pois queria tanto lá estar, queria tanto saber como é Anfield Road, queria tanto sentir aquilo que até a altura me chegava apenas através de palavras, queria no fundo estar lá mais do que ninguém.
Assim que as equipas entram no relvado já se sente “Um cheirinho” dos adeptos do Liverpool, as equipas recolhem depois do habitual aquecimento, existe um interstício, entre o momento da recolha e o momento da entrada oficial das equipas, e assim que as equipas entram ouve-se um “ARGH” de 4 Segundos acompanhado de palmas, e é então que surge o Hino da champions e o Primeiro YNWA cantado por todos no estádio.
Inicio da Partida, nós tentamos cantar, completamente em vão, estou nervoso, estou num país que desconheço completamente, estou com dores de cabeça, estou a suar, estou a ver o Benfica, estou a ver o Benfica a ser massacrado inicialmente, estou completamente com o meu coração a mil, ao som das cadeiras, e do estádio a tremer só com a voz dos adeptos do Liverpool, no fundo estou a sofrer pelo Benfica. Tentamos cantar nos momentos em que os adeptos do Liverpool se calam, mas são apenas 10 segundos porque havia sempre um cântico a seguir ao outro cantado por todo o estádio, gostei de quase todos os cânticos do Liverpool, mas há um que não me esqueço, todos os adeptos do Liverpool levantam o braço quase todos em sinfonia, abrindo a mão em sinal de que ganharam 5 Ligas dos Campeões e depois cantam o “We Won it Five times” desmoralizando-me por completo, ou seja não humilha o adepto adversário, mas faz contudo obter todo o seu respeito, mostrar quem é o Liverpool. O Próprio som faz lembrar o som da discoteca que se sente no coração sabem? Pois quando eles cantavam eu sentia o meu coração a tremer, aliás ainda hoje sinto todo aquele ambiente, os cheiros, o espaço e o tempo. Diga-se que o nosso sítio nem é nada de especial, vê-se razoavelmente bem, mas em contrapartida estamos ali em cima dos jogadores. E antes do golo do Simão percebe-se perfeitamente no arco que a bola descreve, vê-se a bancada Kop a deixar de cantar á medida que a jogada do Benfica ia se aproximando da baliza “Kop” e é então que se dá uma pequena explosão no nosso sector, e ao contrário do Jogo com o Sporting em 2003 (Do geovanni) os adeptos do Liverpool começam a cantar o YNWA com uma força que nunca tinha visto até então, pois á bocado apenas sentia o coração a tremer, e agora para alem de sentir tanta emoção após um golo do Benfica, sentia o meu peito a tremer, sentia ainda mais ruídos e barulhos quando os adeptos do Liverpool começaram a cantar depois do golo do Benfica, parecia que o golo tinha sido deles.
No ultimo ataque do Liverpool na primeira parte a bola vai ao poste, e é então que ouço alguém do Meu lado dizer “ O BENFICA ESTÀ COM A ESTRELINHA, HOJE ELES PODEM ESTAR AQUI A NOITE TODA QUE NÂO MARCAM” e ao mesmo tempo que disse isto ria-se, num sentido claro de confiança que transbordava dentro de si, mas conseguiu também passa-la para mim senti que nesse momento estávamos invencíveis, estávamos com a mística que os grandes clubes sustentam, estávamos entre os grandes da Europa, estávamos perante um exercito de jogadores e de adeptos que eu considero invencíveis, estávamos num cenário de “Terror” porque esse terror fazia com que o Liverpool ganhasse jogos, sentia coisas dentro de mim que não vos consigo explicar, sentia-me nas nuvens.
Fomos para a segunda parte Felizes e cautelosos (Sim porque eu apesar de estar confiante sei que devo pensar rapidamente que o jogo só acaba aos 90)
As equipas entram para a segunda parte, logo com mais uma ovação ainda maior que a entrada das equipas da primeira parte, afinal de contas os adeptos do Liverpool tiveram a carregar baterias, e na segunda parte já conseguimos cantar um pouco mais, apesar de tudo eles continuavam a perder, mas continuavam a cantar incessantemente até aos seus limites (Não me lembro de os adeptos do Liverpool terem Limites). O Benfica na segunda parte está confiante, está muito melhor que na primeira parte, troca a bola, vai jogando o seu futebol. Depois num contra ataque o Benfica faz o segundo com a classe e genialidade de um tal de miccoli, com um “Meio pontapé” de bicicleta, que após o golo vai festejar com os adeptos, apontando para o seu pai que se encontrava na bancada (em breve vou falar dele), mas esse golo trouxe apenas uma confirmação que todos esperávamos mas que ao mesmo tempo ninguém na nossa bancada parecia acredita, vencer o Liverpool com uma grande exibição, com o prestigio que o Benfica acarreta dentro de si. Mas calma, se julgam que os adeptos do Liverpool se calaram estão bem enganados, cantaram logo após o golo do Benfica o YNWA, foi o YNWA que eu nunca tinha visto, foi mágico, foi sublime foi qualquer outra coisa que não se consegue descrever, foi único!
E no fim do jogo? Os adeptos do Liverpool a baterem palmas aos nossos jogadores que tinham ficado a festejar connosco perto da bancada, nós é claro que retribuímos o apoio aliás o 1º YNWA foi cantada por adeptos do Benfica, foi um momento incrível e mais, no final do jogo os jogadores do Liverpool subiram ao relvado para fazer exercício e alongamentos, e é então que nós começamos a bater-lhe palmas sendo retribuído por quase todos os jogadores do Liverpool.
Um tal de Beto foi titular nesse jogo, e que jogo que fez, não consigo destacar mais ninguém porque todos tiveram ao seu melhor nível, ao nível do grande Benfica!
A chegada ao Aeroporto aconteceu com uma recepção monumental, e eu só perguntava a mim mesmo, “Estes nem sabem o que perderam”.
A minha noite foi complicada, foi difícil dormir e pensar ao mesmo tempo em todo aquele ambiente, foi de facto um dia histórico para mim especialmente foi a realização de um sonho, foi sem dúvida alguma o melhor dia á Benfica que tive em toda a minha vida, o porto e o Sporting podem até ir ganhar em Anfield, mas digo-vos não tem o mesmo sabor quando são 2 históricos do futebol europeu, não tem a mística, porque o Sporting não acarreta essa mística, nem o F.C.Porto, porque o Benfica trata-se de um clube clássico, um clube com raízes e com adeptos nos 4 cantos do mundo. Mas também vos digo, se forem do Sporting ou do Porto não percam a oportunidade de irem até Anfield Road, um estádio Clássico, um estádio que ainda não faz parte do estádio do futebol moderno!



terça-feira, 28 de agosto de 2007

Portugal dos pequeninos

Infelizmente não pude comparecer no jogo de sábado frente ao vitória de Guimarães, mas soube que se passaram inúmeros episódios caricatos... vamos por partes.O que acontece quando um bebé se porta mal? Bem acho que se tiram todos os seus brinquedos, pondo-o de castigo se for necessário.E o que é que aconteceu ás claques do Benfica o ultimo sábado? Bem não puderam entrar com bandeiras nem estandartes de apoio ao seu clube.Infelizmente neste país as pessoas não sabem tratar com seriedade, mas também vos digo, ambas as claques não precisam de faixas e de estandartes para apoiar o Benfica, porque não é com uma bandeira que se ganham jogos, não é com um estandarte que faz o jogador vibrar, é sim, com a voz e com cânticos de apoio ao Benfica, e isso só acontece quando proibirem as claques de entrarem nos estádios de futebol....No fundo a diferença entre o bebé e o que se passou com as claques do Benfica não é muita, eu diria que é igual. Então faz algum sentido retirar simples bandeiras e estandartes de apoio ao Benfica? Diz-se que isto só aconteceu porque ambas as claques não se querem legalizar, e com todo o sentido a meu ver. Para que serve a legalização de uma claque de futebol? Os policias sabem quem são os "Maus" existem comeras dentro do estádio, eles provavelmente nos encontros que vejo fora tem fotos de longe tiradas por eles próprios.... Toou em crer que este ano será mais "Sangrento" que o ano passado, pois pelo que sei existe um funcionário que "parece" que manda na segurança do estádio.Fora isto, o meu Benfica voltou a empatar, e quarta-feira joga uma cartada importante nas aspirações para a entrada da liga dos campeões. (È IMPORTANTISSIMO LÀ ESTAR!)

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Paixões Futebolisticas #1






Ainda á bem pouco tempo, tive uma conversa com um amigo,em que se falava da forma de sentir e de se apoiar a uma equipa ou selecção. O país que vos vou falar chama-se Croácia, e a forma como lá se apoia e em quase todos os países de leste é muito peculiar.

Ao contrário de nós “latinos” de sangue e coração, os croatas conseguem apoiar a sua selecção durante 90 minutos, nós por cá, apoiamos a nossa selecção quando ganha, acho que nem quando estamos empatados estamos felizes.

Eles ao contrário de nós são mais frios, e se for para andar á porrada ou para fazer outra coisa qualquer fazem-no sem hesitações, nós por cá ainda se discute antes, fala-se para dentro e em 90% dos casos não acontece rigorosamente nada.

Vamos por partes, como é que é possível cantar 90 minutos por uma equipa? Vocês já viram o futebol Croata? È pior que um Vizela – Fátima, de certeza absoluta, não existe fio de jogo, não existem os chamados “Magos” do futebol, todas as estrelas croatas saem cedo do país, a cultura táctica é quase nula, e com isto eu pergunto, como é possível eles apoiarem uma equipa que faz 4 jogos bons, em 18 do campeonato? Atenção, quando eu digo apoiar é apoiar mesmo, porque se acham que estou a mentir pesquisem no youtube HRVATSKA.

Isto é, a festa do golo cá de facto é festejada com mais paixão, emoção e satisfação que lá, mas nós por cá apoiamos e batemos palmas quando a equipa está a jogar bem, quando surgem ataques constantes á baliza adversária, quando alguém faz uma finta de levantar o estádio, quando se está a ganhar ou seja, no fundo apoiamos quando a equipa está a fazer aquilo que todos gostamos de ver, está a jogar um “bom futebol”, mas quando acontece o contrário, cá chamamos nomes feios aos jogadores, culpamos o arbitro, culpamos o presidente, e até podemos culpar o roupeiro (Paulinho desculpa-me), arranjamos sempre alguém para descarregar as culpas, e assim sendo todo o apoio que estávamos a dar até a altura, torna-se no pesadelo para os jogadores.
Eu as vezes acho que os Croatas não têm qualquer tipo de sentimentos, não são humanos ou então são ceguinhos, não estou com isto a dizer que os odeio, muito pelo contrário eu por vezes gostava de ser assim, mas ás vezes a forma de jogar da minha equipa não me permite cantar mais alto, não me permite apoiar, por muito que me custe, por muito que lute comigo mesmo não dá, a voz sai completamente diferente, parece que estou a fazer um esforço enorme e acabo por me cansar rapidamente. Como é que eles conseguem?
Como é que alguém pode cantar 45 minutos sem parar?
Lá, de certeza absoluta que não se podem queixar de apoio, mesmo quando a equipa perde.
Cá já não, á medida que o cenário vai piorando os adeptos vão ajudando. Então vocês acham correcto vaiar um jogar que está num mau momento de forma, ou é melhor apoia-lo? Qual das duas é mais correcta? Qual das duas faz mais sentido mediante da forma do jogador? E qual das duas o vai sentir melhor? È melhor ouvir um “Vai para o caralho” ou um, “Força não desistas “?

Apenas gostava de ver mudada essa atitude nos adeptos do Benfica, sei que somos um clube democrático aliás tão democrático que dos 3 grandes fomos o único que se opôs ao governo de Salazar, gostava que a massa adepta do Benfica não fosse tão Latina, e fosse mais fria a analisar certos acontecimentos, temos de ser correctos e coerentes com aquilo que estamos de acordo, porque em Portugal é bem mais fácil passar de besta a bestial e vice versa.

No mundo só existe um clube assim chama-se Liverpool, um clube ainda maior que a Paixão Fria Croata, e a Paixão latina, diria mesmo que se trata das duas paixões numa só mas isso deixo para breve, com a minha viagem com o H. que fiz até Anfield Road.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Texto de Sonho



O texto que está mais em baixo é da autoria do W. que foi inspirado no nome do meu blog.·-É impossível estar mais de acordo contigo W. o teu texto relata tudo aquilo que quero transmitir, aliás não vale apena estar a dizer isto ou aquilo do meu blog, pois o meu blog "resume-se" ao teu texto, e desde já um sincero obrigado.·-Conheci-te na famosa deslocação ao Bessa em 05 (juntamente com a Família F. e com o grande H.) és pessoa de poucas palavras, mas boas, e ao longo de todo este tempo que te conheço, percebi que tu és uma pessoa com carisma, saber, com maturidade suficiente para analisar seja o que for. E aquilo que mais temos em comum é o nosso clube e várias perguntas ficam no ar, mas tu já pensaste se não existisse o Benfica? Como é que te conhecia? Como é que se estabeleciam amizades dentro do estádio e fora dele? Como é que se contavam as nossas paixões futebolísticas? O que é que fazia ao Fim de semana? Se 50% dos meus sonhos são do Benfica, o que sonharia? E ás vezes as pessoas dizem, só a nossa saúde está á frente do Benfica. "Como"? Digo eu? Se a nossa maior "Doença" é o nosso clube? Desde já obrigado ao Benfica por ter conhecido pessoas como o W., que só pelo teu Saber estar e pelo teu nível dentro e fora do futebol fazem-te uma das pessoas que está do outro lado do futebol, do lado que muitos não compreendem, e as vezes nem sequer o vêm.



·Aqui ficam os seus blogs.

http://www.sabiiituuudo.blogspot.com/ (acreditem ele sabe mesmo tudo, qual professor Bambu ! ) e http://jogadadesonho.blogspot.com/ ambos os blogs, são de fácil leitura e de um vocabulário e cultura riquíssimos , por isso passem por lá e vejam se eu estou e mentir =)



O texto que se segue pode não ter sido uma jogada de sonho , mas foi sem dúvida um texto de sonho !



O Outro lado do futebol….??

Ao ver o titulo deste blog, vem-me rápidas memorias de 20 anos de estádios, 20 anos de histórias, de golos, de bolas no poste, de jogadores que me encantaram ou me desencantaram, de títulos, de emoções contidas, de emoções explodidas, de amigos que fiz, outros que ficaram para trás, de como me cruzei com certas pessoas, que depois saltaram para as primeiras páginas dos jornais, que abriram telejornais, uns ficaram ricos, outros desaparecidos, outros mesmo mortos. Por coisas da vida, agora quase só vou aos jogos em casa, outras obrigações fazem com que não possa acompanhar mais vezes a minha equipa aos jogos fora.


O outro lado do futebol, o lado dos adeptos, o lado que no fundo alimenta tudo o que é jogado, que lhes paga os ordenados, que os idolatra, que por eles chora, canta, bate palmas, explode de alegria ou de raiva num golo, que acorda triste no dia seguinte as derrotas, ou não dorme para celebrar uma grande vitoria.


O outro lado do futebol, que falta as aulas, que arranja desculpas no trabalho, põe de lado a família porque joga o Benfica, o Porto ou o Sporting, porque não o Vitória de Guimarães ou o Braga, ou outro qualquer clube do seu (nosso) coração.


O outro lado do futebol, quando a namorada lhe pergunta se ele gosta mais dela ou do seu clube, politicamente responde que antes de gostar dela, já AMAVA o seu clube.


O Outro lado do futebol, que viu venderem-se fotos tiradas em estádios, que viu adolescentes pedirem nas ruas, que arrumavam carros em parques de estacionamento, para terem dinheiro para ir ver o seu clube em casa ou fora, porque os pais não tinham dinheiro para lhes alimentar o vicio, incutido por um irmão, tio, primo, amigo, normalmente mais velho.


O outro lado do futebol, que há que dize-lo sem receios, entra por caminhos perigosos, que muitas vezes não têm retorno. O outro lado do futebol, gosta do jogo puro, sem truques, limpo e corrido, que se abraça ao desconhecido do lado, mas que passa a conhecido de momento, na celebração de um golo.


O outro lado do futebol que dorme á porta de estações de comboio, que faz km e km de estrada, a dormir mal, justificando essas pequenas loucuras com, um simples “é pelo ……”. O outro lado do futebol….o outro lado do futebol não se vê, sente-se, ou melhor, a parte visível e audível, nunca se comparará com a aquela parte que todos aqueles que entendem estas minhas palavras sentem, sentiram e pretendem continuar a sentir. Chama-nos fanáticos…em tempos perderia tempo a explicar os porquês dessa palavra não se adequar, hoje talvez responderei, que somos o lado bom do futebol não jogado dentro do campo, o lado não corrupto, não financeiro, não televisivo, o lado da essência….O outro lado do Futebol·


Um obrigado W.

O Golo I



Boas de novo, disse que só iria escrever depois do jogo contra o V.Guimaraes, menti.

Aliás, foram milhares de pessoas que após lerem os meus dois primeiros posts se manifestaram á porta de minha casa para escrever mais. (Só o facto de ter uma bandeirinha do Benfica na janela ajudou imenso)... (e sim eu nunca tive a bandeira do meu país na janela, que "piroso")


Bem no post anterior falei na forma de se sentir "um golo" existem milhares de maneiras e feitios de se sentir esse golo, e hoje começo por explicar uma dessas milhares de maneiras e feitios de sentir os golos que já senti pelo Benfica. E neste caso foi um golo marcado no Alvalade XXI, no primeiro derby do novo estádio.


Estádio completamente cheio, dia de derby, dia em que 90% das pessoas de Lisboa param para ver o Benfica Sporting. (os 10% não são todos do FCp, são trabalhadores sérios que fazem andar, ainda que devagar este país, São pessoas que não podem ver o jogo por motivos pessoais, ou seja no fundo apenas 1% não vê/ouve realmente o derby.


Era o Penúltimo jogo na temporada 03/04, disputava-se o segundo lugar, que dava teoricamente o acesso á Pré eliminatória da Liga dos Campeões O Benfica tinha 2 Hipóteses, ganhar ou ganhar, porque se desse empate ou derrota o Sporting ia para a última jornada com uma vantagem pontual em relação ao Benfica. Lembro-me que o Benfica vinha de uma onda de vitórias avassaladora, ao contrário do Sporting que perdia pontos atrás de pontos (na altura com o F.Santos a treinador).


O preço dos bilhetes era de 30 euros se me recordo, não fomos muitos nem fomos poucos, fomos portanto os suficientes para fazer barulho e chatear os lagartos.
Final de tarde, relvado impecável para se jogar futebol.
O Sporting fartava-se de atacar e o Moreira fartava-se de defender, o Benfica também lá ia, mas timidamente. Fomos para o intervalo com 0-0, e sentia-mos que o golo do Sporting estava perto. Na Segunda parte entrámos determinados a vencer, um tal de "Camacho" lançou um tal de "Fernando Aguiar", que sempre que entrava era útil ao Benfica em 90% das vezes. No estádio do Rival, os cânticos começam-se a esgotar de parte a parte, o final do jogo aproxima-se a força via-se perdendo e as pessoas de parte a parte vão "desacreditando".... (isto apesar de o empate ser benéfico ao Sporting também, porque num derby ninguém gosta de perder e um empate é o tal Suficiente, nem é bom nem é mau, é como ter nota 10 a uma disciplina importante).
Eis que ao Minuto 87 um tal de "Soneca" (Destinado aos jogos grandes) quando todo o estádio dormia, recebe um passe do Peito, e a 30 metros da baliza e a 50 metros de mim, com a defesa do Sporting recuada, uma mancha de relvado á sua frente sem ninguém a dez metros, Remata... (PS: o remate nem é nada de especial, pois o Ricardo está adiantado e mal colocado, para variar) e é então que nesta fracção de segundos, o estádio está completamente calado, não se ouve nada, dá para se ouvir o "Nada", o suspensa, o drama, e quase que dá para olhar para o estádio e observar a cara das pessoas de tão expectantes que estão a olhar para este lance, e de repente ouve-se o SHUACK da bola a bater na rede, depois, parámos novamente, entramos na 3 dimensão do tempo/Espaço e percebemos que foi golo, e é então que se Festeja este golo loucamente, abraçando tudo e todos, pensando que estamos a festejar uma conquista importantíssima, o que não acabou por acontecer, porque acabámos por perder na pré com os belgas, mas nesse instante parece que somos levados para a tal terceira dimensão em que durante 3 segundos (receber, rematar e golo) me apercebo que este foi um dos golos mais belos que já consegui presenciar, não pela beleza mas sim por essa terceira dimensionalidade que o futebol consegue atingir, e para quem presenciou o jogo no lado dos Lagartos, parecia que tinha rebentado uma bomba onde estavam os adeptos benfiquistas, tal foi a força da comemoração do golo um segundo depois da bola ter entrado. E após o golo, não sei como nem nunca hei de perceber porquê, voltaram todas as minhas forças anímicas, físicas e espirituais, foi melhor que tomar uma Aspirina contra qualquer dor de cabeça, todos os meus problemas desapareceram naqueles minutos finais, senti-me com força para gritar mais 90 minutos. E depois do golo no nosso canto, cantava-se com força o LALALALA BENFICA! Que 2 semanas mais tarde haveria de ser cantado ainda com mais força contra o FCporto de Mourinho.
O que um simples golo consegue fazer não é? Quantos de vocês não berraram ou sentiram o golo da mesma maneira que eu? Seja na televisão ou na rádio, O golo para mim nem é "Bom Bom" a o sentimento que nos transmite e força que nos dá é sim, uma grande obra prima porque este golo não é perceptível á mente Benfiquista, existe o tal segundo que pensamos para dentro de nós " foi mesmo golo?" "Foi caralho"!

Obrigado T. por me ensinares a ver o golo desta forma.

domingo, 19 de agosto de 2007

Leixões 1-1 Benfica

A primeira viagem da época fora, bem animada e sempre bem dispostos.·Após um jogo fraco com o Copenhaga, as minhas expectativas estavam elevadas para este jogo, o adversário estava num bom nível, vinha da 2ª divisão, é um clube com História e com adeptos, um clube difícil, mas a nossa tarefa ficou mais fácil devido ás obras do Estádio do mar (e ainda bem!). A viagem até ao norte foi feita com "tranquilidade" tudo porreiro, tudo com expectativa elevada, tudo com fome de bola.·Chegamos ao estádio, e o topo norte estava completamente cheio (a zona superior sim, a inferior nem por isso) sabíamos que o porto acabara de voltar a estar em vantagem no terreno do braga, e só por isso queríamos todos um bom inicio de campeonato, pois os nossos maiores rivais na luta pelo titulo tinham ganho.·
O Benfica até nem começou mal, sempre com um forte apoio das bancadas, mas á medida que o jogo foi passando o apoio foi esmorecendo, e o nível de futebol praticado também, mas a 15 minutos do fim, o Benfica foi pressionando o Leixões para a sua baliza o apoio voltou-se a intensificar e ao minuto 90 eis 90 surge o tão aclamado golo. Explosão imediata nas bancadas, eu especialmente feliz pelo golo porque tinha sido de uma avalanche ofensiva tremenda e que culminou no "Golo" (acreditem, há golos que gosto de comemorar e este foi um deles), por ter sido o 1º golo, por ter sido o inicio do campeonato, por ser quase no fim, porque achava que era mais que merecido, pelo querer, por tudo! Mas 4 minutos depois, voltei de novo á terra com o empate do leixões, perguntando me milhares de vezes como é possivel.... Será que isto só acontece neste clube? Porque é que eu não gosto de críquete? De Golfe? De berlinde? Porque é que o Benfica constrói e destrói os meus sonhos futebolísticos? Porque é que me faz acreditar que é possível se me mostra o impossível? Fizemos o mais difícil... Marcar um golo num momento enquanto equipa, que podia ser vital.... E sofremos um golo parvo, estúpido, sei lá mais o quê. Marcamos e tínhamos de defender o resultado com unhas e dentes, fazer anti jogo, bombear bolas sabe lá.....Eu sinceramente odeia criticar o meu clube mas precisamos de qualquer coisa que o faça rapidamente mexer...... Não quero falar mais de futebol neste momento.... Estou triste e magoado com o meu clube. Vocês sabem o que é acordar todo feliz após uma viagem do Bessa, pensar que estou a acordar feliz e alegre com a vida, e rapidamente me lembrar do empate da noite anterior..... É terrível.... É como ir ao céu e cair no inferno....·Mas o Benfica é isto mesmo, a minha vida e os meus estados de espírito resumem-se aos resultados do Benfica. Por mais patético que isto pareça, torna-se verdade, por mais que assuma comigo mesmo que o Benfica está mal, eu, consigo ir feliz e acreditar que é possível dar sempre a volta, com o pior resultado na luz dou comigo a pensar que a 1 minuto do fim podemos dar a volta com um golo, e na reposição da bola a meio campo, com uma jogada de génio marcar o 2 e dar a volta. (ainda estou á espera desse momento!) se existem pessoas que acreditam no Benfica até á exaustão e eu sou uma delas, e ontem não foi excepção achei que podíamos, numa jogada mágica marcar o 2 golo contra o leixões (vocês conseguem imaginar a festa?). E atenção eu não estou a falar de futebol, porque o Benfica não é futebol, o Benfica é uma forma de estar na vida, o Benfica é um catolicismo, é uma forma de Budismo é uma religião que muitos conhecem e sentem, o Benfica consegue por si só mover multidões que nenhuma religião consegue (acreditem). Já chega de Benfica, volto a escrever apenas depois do jogo contra o clube que eu mais admiro na super liga, o clube que no arremesso de cadeiras está em 1º lugar, o mágico vitória de Guimarães! E o que mais gosto deles é que não são anti Benfica, são anti tudo! Até lá...
PS: soube que Tripeiros (Panteras ou Super) partiram uns quantos carros, quando é que esses mesmos porcos ganham mais respeito?
PS: vamos ter um Porto Sportem, na semana que vem....e nos dias que passam não consigo achar nada de especial a este "derby", não consigo encontrar emoção nem paixão, pelo menos a mesma quando defronto um dos 2.
PS: quando é que chegam os nossos reforços?·Abraços!



Está Oficialmente aberto este blog, aqui vou descrever as minhas viagens , o meu clube , os outros clubes , e tudo aquilo que os espectadores comuns de sofá não ouvem nem vêm fora e dentro dos estádios de futebol.


Todos aqui são livres de opinar sobre o que quer que seja , mas sempre com respeito , pois nao toleros comentários infantis.


Sou assumido Benfiquista , dos pés á cabeça , e gostava de partilhar aquilo que eu sei com vocês , sejam do sportem , sejam do carcavelos !